Luciana Buarque. |
um novo vestido e seu cabelo também está mais comprido. Pensei em resgatar as bruxinhas de pano que o próprio Monteiro Lobato descreve. A Tia Nastácia fez a boneca com olhos de retrós, cabelo de lã, etc. Essa é a descrição das bonecas da minha infância, que eram feitas em casa. Parti do princípio de que, como ela era uma bonequinha criada por Tia Nastácia, foi feita com coisas de uma caixinha de costura, com pedacinhos de pano, cabelo de lã, etc, descreve a figurinista Luciana Buarque, que também assinou o figurino das duas temporadas da minissérie Hoje é Dia de Maria.
Para completar o look da bonequinha, também se pensou na maquiagem. Os tracinhos dos olhos de Emília estão maiores e passam do côncavo dos olhos. Desta forma, mesmo quando Emília está com os olhos abertos, é possível ver os cílios que na verdade são tracinhos, conta a supervisora de caracterização Sonia Hazan, há quatro anos no Sítio do Picapau Amarelo.
Visconde também está com um novo visual. Feito de um sabugo de milho, Visconde tem mais palhas na sua caracterização. A maquiagem também tem um tom mais dourado. Pensando em Monteiro Lobato e visitando o Sítio, comecei a criar a caracterização a partir do que seria uma espiga de milho, do que seria um milharal. Do ponto de vista plástico, pensei em fazê-lo mais douradinho. Por isso, usamos palha e materiais parecidos. Mas ele também é chique e precisa ter a aparência de um Visconde, completa Luciana.
O visual de cada personagem foi cuidadosamente pensado, sempre de acordo com seu universo na história. Dona Benta borda, faz crochê e costura a mão. Por isso, a roupa dela tem cara de uma coisa feita por ela mesma, explica Luciana. O mesmo ocorre com Tia Nastácia, que usa tecidos relacionados à cozinha. Panos de prato servem para fazer os aventais, detalha Luciana. O cabelo da Tia Nastácia está à mostra e sempre com um penteado diferente, completa Sonia Hazan.
A preocupação com o figurino e a maquiagem vale para todos os personagens. Os príncipes e princesas têm um visual de realeza moderno e atemporal. Já os Caiporas, que são seres encantados, têm suas roupas feitas com areia, galhos de árvore, casca de coco seco, serragem e flores.