Cenografia e Produção de Arte

                                                       



Se a preocupação com o visual das personagens é grande, a preocupação com os cenários por onde elas se movimentam não poderia ser menor. O cenógrafo Keller Veiga e o produtor de arte Moa Batsow são os responsáveis pela criação e humanização desses espaços, que incluem o Arraial de Tucanos, a casa de Dona Benta, a mata – onde vivem os seres encantados-, o riacho da Iara e os cenários para gravações em estúdio.

O Arraial de Tucanos é um dos cenários que começa a temporada com cara nova. “Abrimos mais o Arraial. Tiramos várias edificações e criamos alternativas melhores para gravar. Cada cenário sofreu uma interferência, algumas radicais e outras não. A delegacia agora tem uma turma de policiais que são absolutamente largados e relaxados e o espaço reflete um pouco dessa personalidade deles”, conta Keller, que já assinou a cenografia das novelas Senhora do Destino e Kubanacan, entre outras.

A casa de Dona Benta também ganhou um ar de fazenda centenária. “Criamos uns espaços alternativos lá dentro, onde Dona Benta vai produzir seus doces. A casa está mais aberta ao exterior”, conta Keller. A relação de todos os personagens com os bichos, principalmente Tia



Nastácia, é mais intensa. “Por isso, criamos aberturas maiores na cozinha para ela ter mais contato com os passarinhos e com o Burro Falante”. Tio Barnabé resolve se mudar da casa de Dona Benta para a beira do rio para ficar mais próximo de suas origens. Assim, vira vizinho da família Caipora, cujo cenário é feito com árvores cenográficas e com raízes.


Para completar, foi criado o portal da Iara. “As pessoas passam por baixo de uma serpente grande, com uns totens ao lado, e, ao cruzá-lo, têm a sensação de passarem a uma outra dimensão. É uma coisa meio mística”, finaliza o cenógrafo. Com 12 metros de extensão, a cobra é articulada e pode se relacionar com quem por ali passa.